Reis do Sertanejo, Chitãozinho & Xororó são ovacionados em homenagem do Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira
Evento histórico celebra os 55 anos de carreira da dupla e reconhece, pela primeira vez, a força da música sertaneja

Na noite da última quarta-feira, 4 de junho, o Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira fez história ao reconhecer, pela primeira vez, a força de um dos gêneros mais populares do país. No palco do icônico Theatro Municipal do Rio de Janeiro, os holofotes se voltaram para Chitãozinho & Xororó, os consagrados Reis do Sertanejo, que celebram mais de 55 anos de trajetória.
A grandiosidade da homenagem se refletiu nos encontros musicais que tomaram conta do palco. Reverenciando um repertório repleto de sucessos da dupla, artistas de diferentes gerações, como Lauana Prado, Bruna Viola, Hamilton de Holanda, Mestrinho, Carol Biazin, Mayck & Lyan, Vanessa da Mata, João Gomes, Agnes Nunes, Fábio Jr., Sandy, João Bosco, Lenine, Tiago Iorc, Paula Fernandes, Junior Lima, Os Garotin e os filhos Enrico e Allison Lima, além da Família Lima, emocionaram o público com releituras de clássicos como "Fio de Cabelo", "Fogão de Lenha", "No Rancho Fundo", "Meu Disfarce", entre outro sucessos.
"São mais de 55 anos de estrada, superando desafios e realizando muitos sonhos, sempre com amor pela música. Quando o Zé Maurício Machline, fundador do Prêmio, fez esse convite, nós ficamos muito felizes! É um reconhecimento marcado para sempre na nossa história", celebrou Chitãozinho.
"O sertanejo fala das nossas raízes, das nossas emoções. Ver esse gênero sendo celebrado neste palco é uma vitória não só nossa, mas de todos os artistas que fizeram essa história acontecer", completa Xororó.
Ao longo de mais de cinco décadas, Chitãozinho & Xororó construíram uma das carreiras mais sólidas da música brasileira, com mais de 40 milhões de discos vendidos, 37 álbuns inéditos, 11 DVDs e 6 prêmios Grammy.
Unindo tradição e inovação, os Reis do Sertanejo foram pioneiros ao transformar o estilo em um fenômeno nacional, sem perder a essência que os conecta ao povo. Ao homenageá-los, o Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira de 2025 não apenas consagra uma carreira lendária, mas também reafirma o lugar do gênero como uma das grandes forças criativas e culturais do país.
O público presente na plateia acompanhou com entusiasmo cada apresentação, cantando animado as canções eternizadas por Chitãozinho & Xororó. O ponto alto da noite foi o encerramento apoteótico com o "hino nacional brasileiro" extraoficial, "Evidências". A dupla foi ovacionada pelo público, que cantou em coro do início ao fim e aplaudiu os artistas de pé, em um momento emocionante que selou a grandeza da homenagem.
Sobre Chitãozinho & Xororó
Reis da música sertaneja, os irmãos atingiram a marca de 40 milhões de discos vendidos, 37 álbuns inéditos, onze DVDs, seis prêmios Grammy, centenas de discos de ouro, platina e diamante, programas de televisão e uma homenagem da X-9 Paulistana que contou sua história.
A dupla gravou o primeiro disco, "Galopeira", em 1970, mas o sucesso veio oito anos depois com "60 Dias Apaixonados", que deu o primeiro disco de ouro. O reconhecimento do grande público veio em 1982 com a música "Fio de Cabelo", que vendeu mais de 1,5 milhão de cópias. Ao longo da carreira, criaram clássicos como "Se Deus Me Ouvisse", "Fogão de Lenha", "No Rancho Fundo", "Brincar de Ser Feliz", "Página de Amigos" e "Alô", entre outros.
Entre 2022 e 2023, os artistas iniciam as comemorações dos 50 anos de carreira, com uma turnê inédita e mundial, além de uma série de projetos que incluem livros, gibi e um quadro especial.
Sobre Chitãozinho & Xororó em números
§ Mais de 40 milhões de discos vendidos
§ 37 álbuns inéditos e 11 DVDs
§ Centenas de discos de ouro, platina e diamante
§ Dezenas de prêmios na música, incluindo 6 Grammys
§ Mais de 6 mil shows
§ Público estimado em 100 milhões de pessoas
§ Mais de 100 mil pessoas em um único show
§ 1,8 milhão de vendas em um único disco
§ Mais de 400 músicas gravadas
§ Mais de 70 campanhas publicitárias
§ Envolvimento em mais de 150 projetos de Responsabilidade Social
§ Parcerias com mais de 100 nomes da música nacional e internacional
§ 1982 foi o ano de início do grande sucesso com 'Fio de Cabelo'
Novità Comunicação Estratégica – assessoria Chitãozinho & Xororó
Novità Comunicação Estratégica
Lieda Gomes - lieda@novitacom.com.br
Thaís Fernandez – thais@novitacom.com.br
Kátia Almeida – katia.almeida@novitacom.com.br